Resenha: As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky)

Olá,
Hoje trouxe a resenha do livro As Vantagens de ser Invisível, do Stephen Chbosky. Comprei o meu lindinho na Páscoa, junto com o exemplar de A culpa é das Estrelas. Eu resolvi ter um lindo desse quando comecei a ver muitas resenhas interessantes sobre ele e aí eu quis tirar minhas próprias conclusões.
“Eu me sinto infinito”
A minha edição é aquela com a capa do filme *contrariando meu amor, que não gosta de livro com “gente na capa”*. Na verdade eu não sabia que existia uma outra capa, mas quando vi nem gostei e tive certeza de que minha capa é a mais linda de todas…Afinal, tem a Emma, que tá uma linda…*ela sempre é né?*
E vamos à resenha o/
 
A história se passa no início dos anos 90 e Charlie é um menino, digamos, diferente. Com o início do ano letivo, Charlie começa a enviar cartas a uma pessoa, a quem ele apenas chama de amigo. Nas tais cartas, Charlie compartilha com o tal amigo o seu dia-a-dia, falar sobre a morte do seu amigo Michael, seus pais, enfim, fala de tudo.
 
Ao longo do ano, Charlie faz amizade com Sam e Patrick e começa a viver a vida intensamente. Será?
 

“E eu quero que você saiba que eu sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim” (p.12)

 
A narrativa do Stephen é gostosa, flui muito bem, mas não dá aquela sede de saber o que vem pela frente. Colocar o livro em cartas faz o leitor se sentir o destinatário, e o fato do destinatário ser chamado apenas de “amigo” torna essa sensação mais próxima. Através das cartas é possível sentir/viver a personalidade do Charlie, são cartas genéricas, sem muitos sentimento, enfim, cartas de um menino invisível.
A história é super interessante, as vivências de Charlie são boas e compatíveis com a época do livro *uma época em que os adolescentes só queriam descobrir e não ficar enfiado as redes sociais virtuais*, tem citações ótimas-incríveis-lindas mas…mas…mas… não mexeu comigo *pronto, falei* Não é um livro que eu diria: Nossa ! Não acredito que isso aconteceu !!!
Eu li as 223 páginas sem nenhuma onda de grande emoção, sem gargalhadas, sem lágrimas. O que achei muito estranho, já que, normalmente, os livros mexem bastante comigo.

Selecionei algumas das minhas citações favoritas do livro:

“É só que as vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida.” (p.34)

“Charlie, a gente aceita o amor que achar que merece.” (p.35)

” E eu acho que todo mundo é especial à sua própria maneira.” (p.92)

E por fim, a frase mais linda-perfeita do livro

“Eu me sinto infinito.” (p.43)

Depois que eu terminei a leitura, eu refleti bastante sobre as frases,  a forma das cartas, o Charlie, as sensações que tive e percebi que talvez seja essa a intenção do autor, mostrar um Charlie invisível. Alguém mais teve esse sensação?

No geral, eu gostei do livro e agora estou louca para assistir ao filme =D
E vocês? Já leram esse livro? Já viram o filme?

Espero que vocês tenham gostado !

Beijos !

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha: As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky)

  1. Quero muito compra esse livro , sempre que vou na livraria ele olha . pra mim e eu olho pra ele , mais nunca levei , fiquei bem interessada em ler sim , agora mais ainda…. E quero essa capa tbm pois a Emma é maravilhosa e essa capa sempre será perfeita … Bjs Ana…

  2. Eu acho uma pena a substituição da capa original (apesar de o livro provavelmente vender mais depois do filme)… Sempre fico curiosa para saber como era a capa original e não é toda vez que encontro.Acho que já ouvi falar, mas não li, nem vi resenhas e nem assisti ao filme.Me parece um bom livro, mas com o intuito de fazer o leitor refletir, ao invés de se emocionar e gargalhar…Confesso que agora fiquei curiosa… ^^bjo grande ;)(Ju Balbino)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s